terça-feira, 12 de maio de 2015

Historia do Jazz



O jazz é uma expressão corporal criada e sustentada pelo improviso. Na sua raiz, é essencialmente popular. Sua evolução natural veio paralela aos ritmos musicais que surgiram nos Estados Unidos, no final do século XIX, o que se pode afirmar,diretamente da cultura negra.

Segunda a história, os negros - que não estavam cansados ou doentes - nos navios negreiros vindos da áfrica, eram obrigados a dançar para manter a saúde. As danças dos senhores brancos eram polcas, as valsas e as quadrilhas. Os negros os imitavam ridicularizando-os, mas dançavam de acordo com as informações que tinham da cultura européia e misturavam com as danças que conheciam, utilizando os instrumentos de sua cultura. Dessa forma veio o jazz. Uma imitação dos ritmos europeus com os costumes e ritmos negros.



Com a proibição dos tambores no sul dos Estados Unidos em 1740, para evitar revoltas, eles foram obrigados a executar sua danças com outras formas de som, culminando com as formas de jazz que conhecemos atualmente.


No início do século XX, as danças afro-americanas começavam a penetrar nos salões, e a sofrer novas influências do can-can e do charleston, principalmente. Logo tomou conta dos palcos da Broadway, se transformando em grandes produções de comédias musicais, que é o segundo nome dado à dança mais conhecida como jazz.




http://www.mundodadanca.art.br/2010/02/jazz-sua-historia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário